IAIDO


Você está localizado em: Home » IAIDO



Iaido (em japonês: 居合道, iaidō) é a arte marcial japonesa do desembainhar da espada. Consiste em conjuntos de katas, técnicas ou movimentos que permitem ao praticante reagir de forma apropriada a determinadas situações. A prática envolve somente o uso dos katas, sempre preconizando adversários imaginários nos treinos.

SHINTO RYU I AI DO   -    SHINTO RYU      SHIN = ESPÍRITO       TO = ESPADA        RYU = ESTILO

 I AI DO    (CAMINHO DA HARMONIZAÇÃO DA ESPADA)

Nossa escola é denominada, Nihondentô Shinto Ryu Iaido pois descende de um estilo tradicional e muito antigo que deu origem ao atual Shinto Ryu Iai Battojutsu.

História:

Shinto Ryu foi formalmente criado por volta do ano 23 da era Meiji (1890) por Hibino Raifu , em Kagoshima, Kyushu.
Aos 5 anos de idade ele se mudou para Saitama Ken e iniciou no estudo de Iai e Kenjutsu. Treinou com inúmeros instrutores em sua infância, dedicando-se a treinar e derrotar a árvore da família em sua casa. Todo o dia ele praticava atacando a árvore com seu bokken até o dia em que a derrubou por completo.
Após isso, ele se aventurou a desafiar vários mestres em sua área, e ao vencer vários desafios, ele se tornou conhecido pela extrema velocidade de seu saque. Aos 16 anos de idade ele começou a ensinar. 

Depois de sua fundação, Shinto Ryu começou a se espalhar pelo Japão com o apoio tanto dos militares quanto das comunidades de cultura. No ano 44 da era Meiji (1911) foi aberto o Shinto Ryu dojo. No ano 15 da era Taisho (1926) o fundador faleceu. Em sequência a esse evento, por volta de 1927 Mitsugi Yoshimatsu, discípulo do fundador, vem para o Brasil e se estabelece aqui ensinando Shinto Ryu Iaido até 1977, ano de seu falecimento. Muitos instrutores de Shinto Ryu hoje em dia apresentam suas influências a partir de outros estilos (kendo, kenjutsu, batto), dessa forma muitas variações foram criadas.

Aqui no Brasil, o Sensei Mitsugi Yoshimatsu passou seus conhecimentos para o Sensei George Guimarães que desde a década de 80 até sua morte ensinou esta arte.

Sensei George Guimarães (em memória)

Nascido no Rio de Janeiro em 1930, o Sensei George Guimarães teve seu contato inicial com a cultura japonesa na primeira infância, no interior de seu estado natal. Após os anos 50, já então na cidade de são Paulo, conheceu o Shinto Ryu I Ai Do e tornou-se aluno do mestre de esgrima japonesa Mitsugi Yoshimatsu, sucessor no Brasil de Hibino Raifu (descendente direto de Daishisho Raifu III, fundador do estilo), de quem recebeu o grau de Menkyo. Graduou-se e foi incentivado por seu mestre a lecionar sobre esgrima japonesa e a defesa pessoal baseado no estilo Kumi Ushi, a luta corpo a corpo dos  antigos guerreiros samurais. 

Nessa condição, além de lecionar em sua própria academia, foi instrutor convidado da Brigada de Pára-quedistas do Exército Brasileiro. Seguindo a tradição milenar dos guerreiros samurais de se entregarem a um contínuo aperfeiçoamento, seguiu praticando outros estilos de artes marciais, entre eles o Aikido. 

Honra ao Mérito

No ano de 2008, uma comitiva constituída de oito mestres de Shinto Ryu vindos do Japão liderados pelo Mestre Masaharu Hibino, neto de Hibino Raifu, veio ao Brasil, entre outros motivos para homenagear em cerimônia pública, o Mestre George Guimarães, concedendo-lhe um diploma de Honra ao Mérito pelos longos anos dedicados, com grande desempenho, ao desenvolvimento das artes marciais do Estilo Shinto, assinado por Hibino Masaharu.

"O constrangimento de, num breve momento, se revelar a alguém o que não se sabe e deve ser aprendido, é melhor do que carregar a frustração da ignorância por toda vida."   (George Guimarães)

 

SENSEI SEVERINO SALES (em memória)

Diploma de Menkyo de Shinto Ryu I Ai Do

Em Março de 2007, após assistir uma palestra sobre A Magia da Espada Japonesa, (livro escrito por George Guimarães)  Sensei Severino iniciou na prática do SHINTO RYU I AI DO sob a tutela do Sensei George Guimarães, que concordou em treiná-lo em função da mútua admiração da carreira entre os dois Senseis. 

Em 2009, graças a um treinamento intensivo e sua extensa base em Aikido, recebeu o reconhecimento ao grau de Menkyo. Sensei Severino começou a dar aulas do estilo Shinto Ryu em 2008 e seguiu ensinando até 2018.

 

ETIQUETA E CUIDADO COM A ESPADA

Existem  numerosas tradições, histórias e simbolismos associados a espada que podem influenciar os códigos de etiquetas.

Uma vez que a etiqueta associada a sua tradição tenha sido explicada, você deve seguir estas cortesias como uma demonstração do seu respeito pela arte, pelo seu mestre, instrutores e estudantes.

 

 

A Forma – Kata

Os katas do Nihon dentô Shintoryu I AI Do são em numero de sete, são eles:

1-Tenchi no Kata -(golpe do céu e da terra)

2-Shiho no Kata (ação nos quatro pontos cardeais) 

3-Ukenagashi no Kata (inicia o kata com uma defesa usando o Mune ou dorso da katana)

4-Sokubarai no Kata – (golpe de varredura na perna na altura dos tornozelos)

5-Tsuka Otoshi no Kata (Defesa com o Tsuka *cabo da espada* para afastar o oponente) 

6-Shin Myo no Kata (ação contra um inimigo oculto) 

7-Kaname Dome no Kata ( inicia-se o kata efetuando uma estocada à frente ou Tsuki no hara - ponto vital)


Todos os Katas mencionados são finalizados com a ação de um corte denominado Sui Shoku Kiri (corte na linha central)

 

POSTURAS DE KAMAE (KIRI KATA)

Gedan no Kamae – tsuki

Chudan no Kamae – yoko kiri

Jodan no Kamae – shui shoku kiri

Hidari Waki no Kamae – kiri age (corte transversal de baixo para cima)

Hidari  Hasso no Kamae – kesa kiri (corte transversal de cima para baixo)

Migi Waki no Kamae – kiri age

Migi Hasso no Kamae – kesa kiri

 

HAPO KIRI – JUNÇÃO DOS CORTES EM 11 MOVIMENTOS

CHIBURI – LIMPEZA DA LÂMINA

NUKITSUKE – SAQUE

NOTO – EMBANHAR

KIRI TSUKE – SACAR A ESPADA, DEFENDER COM CONTRA GOLPE

HASUJI – DIREÇÃO E ALINHAMENTO

TENOUCHI – PERFEITA EMPUNHADURA

TOMERU – INTERRUPÇÃO DO CURSO DA ESPADA

TATI WARI – DIVIDIR O CORPO VERTICALMENTE EM 2 PARTES

SEN NO SEN – ESTILO DE ANTECIPAÇÃO AO ATAQUE OU DEFESA E REVIDE

GO NO SEN - DEFESA E CONTRA-ATAQUE

BATTO JUTSU – PRIORIZAM A EFICIÊNCIA EM COMBATE

DAISHO – CONJUNTO DE ESPADA

KENSEN – ATO DE DESEMBANHAR

BATTO – RÁPIDO

INUKE – LENTO

 

¨A KATANA REPRESENTA A ALMA DO SAMURAI¨

 

 

 

 

 

Febrai
Responde rapidamente

Febrai
Olá,
como podemos ajuda-lo(a)?
17:17
×
Chamar no WhatsApp Chamar no WhatsApp

2024 - aikidofebrai.com.br - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Connect Core