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É uma arte marcial criada no Japão após a 2ª grande guerra, pelo mestre Morihei Ueshiba (1883-1969). O conceito fundamental desta arte marcial consiste no princípio da harmonia, seja entre seus praticantes, seja entre estes e o universo.
Morihei Ueshiba, também chamado Ô-Sensei (“grande mestre”), foi praticante de vários estilos de artes marciais, tornando-se um exímio praticante em todas elas, principalmente, a partir de 1915, o daito-ryu jujutsu, com sensei Sokaku Takeda. Contudo, em todas as artes marciais havia o conceito de vencer, ou destruir o inimigo.
Em 1919, Morihei Ueshiba conheceu o mestre Onisaburo Degushi, da seita Omoto-kyu, e com ele aprendeu uma técnica espiritual chamada Chin Kon Kishin, por meio da meditação concentrada, aumentando sua serenidade e reforçando nele os conceitos da harmonia.
Consciente de que não poderia haver harmonia na destruição, Ô-Sensei começou a desenvolver os conceitos de sua própria Arte Marcial, onde não mais havia a ideia de vencer ou destruir um inimigo, e sim a de encerrar um conflito.
O termo Aikido é composto por três caracteres kanji:
Ai: harmonia 合
Ki: energia 気
Dô: caminho 道
Poderíamos traduzir como “caminho da energia em harmonia“.
O termo AI significa HARMONIA e refere-se à característica do Aikido de que, para controlar um oponente, primeiramente é necessário tornar-se um só com ele, para em seguida, como um só conjunto, dominá-lo.
O KI significa a ENERGIA empregada neste ato. Trata-se de uma energia universal, existente em todas as coisas.
O DO significa o CAMINHO, no sentido de caminho de busca de uma evolução pessoal e espiritual; é exatamente o mesmo significado do Tao, no Taoísmo.
Com base nestes princípios, que caracterizam o Aikido como um Budo, buscamos através de sua prática, um aprimoramento pessoal e espiritual. Durante os treinamentos para aprimorar a técnica do Aikido, também aprimoramos nosso espírito.
Não há no Aikido o objetivo de desenvolver golpes de ataque, não há competição entre os praticantes, pelo contrário, é uma arte marcial de cooperação, os praticantes possibilitam a cada um o desenvolvimento das técnicas, o controle da força, o aprendizado de como lidar com os ataques recebidos.
Ensinamentos essenciais não só para o tatame, mas para a vida no seu mais puro e natural cotidiano e suas adversidades a que todos nós estamos sujeitos diariamente.
Tradicionalmente, o ensino das artes marciais preserva os nomes originais das técnicas e de formas de comunicação.
O objetivo desta página é mostrar o significado de expressões e palavras usualmente utilizadas nas aulas de aikido.
Ai Hammi Postura dos praticantes em guarda simétrica.
Aiki Princípio que mantém a energia vital (ki) em harmonia (ai).
Aikidogi Indumentária para treino.
Aikikai Entidade legalmente responsável pelo aikido em todo o mundo e sediada em Tóquio. Muitos dojos filiados adotam esse nome como identificação.
Atemi Golpe com a mão.
Boken Sabre de madeira.
Budo Conjunto das artes marciais japonesas e suas filosofias.
Daito Ryu Aikijutsu Estilo de combate dos samurais e base das técnicas do aikido.
Dan Graduação para praticantes faixas-pretas.
Dojo Local destinado e ambientado à prática do aikido.
Domo arigato gozaimashita Expressão em japonês que significa muito obrigado e tradicionalmente utilizada durante o treinamento. A forma abreviada descarta o termo "domo".
Doshu Líder de uma escola ou grupo.
Gyaku Hammi Postura dos praticantes em guarda contrária.
Hakama Espécie de calça com pernas largas nas cores preta e azul-marinho. Geralmente, o uso dessa indumentária é restrito a faixas-pretas ou mulheres a partir de determinada graduação.
Hombu Dojo Dojo central do aikido no mundo e sede da Fundação Aikikai em Tóquio.
Jiu waza Aplicação livre de técnicas.
Jo Bastão de madeira com cerca de 1,20 m.
Kamae Posição de guarda dos praticantes.
Kata Sequência de movimentos que compõem as técnicas de aikido.
Koshukai Treino geral.
Kyu Cada uma das graduações do aikido até faixa-preta.
O-Sensei Grande professor, forma usual de referência a Morihei Ueshiba.
Omote Movimentação pela frente do oponente.
Onegai Shimazu Expressão em japonês que significa por favor e tradicionalmente utilizada durante o treinamento.
Seiza Posição de espera na qual as pessoas sentam-se no solo, apoiadas sobre as pernas e tornozelos.
Sensei Professor; detentor de conhecimento.
Shidoin Instrutor
Shihan Mestre
Tachi Espada de madeira.
Tai sabaki Movimentação do corpo.
Tambo Bastão de madeira curto (50 cm - máx.).
Tanto Faca de madeira.
Tatchi Em pé.
Uchi deshi Aluno interno que treina e presta serviços ao seu mestre.
Ukemi Técnica para defender o corpo de lesões. Consiste em rolamentos e saltos que permitem o amortecimento da energia, empregada nas torções e projeções do aikido.
Ura Movimentação por trás do oponente.
Waza Técnica
Yudanshakai Treino de faixas-pretas
A postura (kamae) é o primeiro aspecto a ser observado na execução das técnicas de aikido - katas. O modo de defesa depende exatamente de como as pessoas se posicionam e movimentam.
O aikido gira em torno de princípios básicos que se multiplicam na forma e intensidade. Para cada iniciativa de ataque há uma variedade - infinidade - de possibilidades de reação. O objetivo das técnicas sempre é a integração do movimento de defesa à energia agressora, até que ela seja dominada, desviada ou extinta.
Movimento constante
O grau de eficiência do aikido depende muito da compreensão de que o quadril - região que concentra o ponto de equilíbrio do corpo - comanda todos os movimentos. O objetivo é buscar posicionamento e distância que permitam a soma de energias, já a partir das esquivas. A movimentação inicial determina se o desenvolvimento do kata será pela frente (forma positiva - omote) ou por trás (forma negativa - ura) do oponente.
Existem movimentos específicos de defesa para os katas, chamados de ukemis ou simplesmente rolamentos. As formas variam muito, mas o objetivo sempre é aliviar o impacto das torções e projeções e ao mesmo tempo proteger o corpo.
Esquivas
Ten Kan Giro de 180º a partir das costas sobre a base (perna da frente)
Irimi Ten Kan Um passo à frente + um ten kan
Ten Kai Ashi Com base atrás, avanço diagonal da perna da frente e, simultaneamente, giro de 180º de tronco e troca de base (transferência de peso de uma perna para outra)
Ten Chi Troca de base com passo lateral a partir de perna de trás - sem avanço ou recuo de posição. Mão correspondente à perna que inicia a movimentação faz defesa espalmada por dentro, na altura do joelho
Os katas (sequências de movimentos de uma técnica de aikido) desenvolvem-se em torno de algumas torções básicas em pontos sensíveis e articulações do corpo:
Imobilizações
Ikkyo Agarramento do braço
Nikyo Torção do punho
Sankyo Torção do punho
Yonkyo Pressão no ante-braço
Gokyo Agarramento e torção do punho
VARIEDADE
Geralmente, os praticantes de aikido, tanto atacante e defensor (uke e nage), treinam em pé, posição chamada de tachi waza. As outras variaçoes são hanmi handashi waza (nage em pé e uke sentado sobre os pés) e swari waza (ambos abaixados).
Para as situações de ataque ou agarramento há possibilidade de uso de um ou mais dos princípios básicos ou das projeções. A escolha depende do posicionamento, distância e da intensidade do movimento agressor.
Deve-se levar em conta que as pessoas podem demonstrar maior habilidade ou destreza para a execução de determinadas técnicas. Isso não significa que algumas sejam mais ou menos eficientes.
ATAQUES - GOLPES DIRETOS
Shomen uchi Frontal acima da cabeça
Yokomen uchi Lateral no lado da cabeça
Chudan tsuki Na região do abdômen
Jodan tsuki No rosto
ATAQUES - AGARRAMENTOS
Gyaku hammi katate tori Punho em posição contrária
Ai hammi katate tori Punho em posição simétrica
Kata tori Ombro
Mune dori Peito (gola)
Hiji dori Cotovelo
Sode tori Braço (acima do cotovelo)
Ryo kata tori Dois ombros
Ryote tori Dois punhos
Ryo hiji tori Dois cotovelos
Ushiro ryote tori Dois punhos por trás
Ushiro ryo kata tori Dois ombros por trás
Ushiro kubi shime Punho por trás com estrangulamento
Morote tori Ante-braço com as duas mãos
DEFESA - PROJEÇÕES
Irimi Nage Entrada simultânea
Juji Nage Braços entrelaçados
Kaiten Nage em círculo, impulssionando o braço
Kokyu Nage com "aspiração"
Koshi Nage com quadril
Kote gaeshi torção espiral do punho
Shiho Nage pressão no cotovelo e torção do punho
Sumi otoshi pressão por dentro no punho em diagonal
Tenchi Nage alongamento em oposição (céu e terra)