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É uma arte marcial criada no Japão após a 2ª grande guerra, pelo mestre Morihei Ueshiba (1883-1969). O conceito fundamental desta arte marcial consiste no princípio da harmonia, seja entre seus praticantes, seja entre estes e o universo.
Morihei Ueshiba, também chamado Ô-Sensei (“grande mestre”), foi praticante de vários estilos de artes marciais, tornando-se um exímio praticante em todas elas, principalmente, a partir de 1915, o daito-ryu jujutsu, com sensei Sokaku Takeda. Contudo, em todas as artes marciais havia o conceito de vencer, ou destruir o inimigo.
Em 1919, Morihei Ueshiba conheceu o mestre Onisaburo Degushi, da seita Omoto-kyu, e com ele aprendeu uma técnica espiritual chamada Chin Kon Kishin, por meio da meditação concentrada, aumentando sua serenidade e reforçando nele os conceitos da harmonia.
Consciente de que não poderia haver harmonia na destruição, Ô-Sensei começou a desenvolver os conceitos de sua própria Arte Marcial, onde não mais havia a ideia de vencer ou destruir um inimigo, e sim a de encerrar um conflito.
O termo Aikido é composto por três caracteres kanji:
Ai: harmonia 合
Ki: energia 気
Dô: caminho 道
Poderíamos traduzir como “caminho da energia em harmonia“.
O termo AI significa HARMONIA e refere-se à característica do Aikido de que, para controlar um oponente, primeiramente é necessário tornar-se um só com ele, para em seguida, como um só conjunto, dominá-lo.
O KI significa a ENERGIA empregada neste ato. Trata-se de uma energia universal, existente em todas as coisas.
O DO significa o CAMINHO, no sentido de caminho de busca de uma evolução pessoal e espiritual; é exatamente o mesmo significado do Tao, no Taoísmo.
Com base nestes princípios, que caracterizam o Aikido como um Budo, buscamos através de sua prática, um aprimoramento pessoal e espiritual. Durante os treinamentos para aprimorar a técnica do Aikido, também aprimoramos nosso espírito.
Não há no Aikido o objetivo de desenvolver golpes de ataque, não há competição entre os praticantes, pelo contrário, é uma arte marcial de cooperação, os praticantes possibilitam a cada um o desenvolvimento das técnicas, o controle da força, o aprendizado de como lidar com os ataques recebidos.
Ensinamentos essenciais não só para o tatame, mas para a vida no seu mais puro e natural cotidiano e suas adversidades a que todos nós estamos sujeitos diariamente.
Tradicionalmente, o ensino das artes marciais preserva os nomes originais das técnicas e de formas de comunicação.
O objetivo desta página é mostrar o significado de algumas expressões e palavras usualmente utilizadas nas aulas de aikido.
Ai Hammi: Postura dos praticantes em guarda simétrica
Aiki: Princípio que mantém a energia vital (ki) em harmonia (ai)
Aikidogi ou dogi: vestimenta para treino
Aikikai -Hombu Dojo: Entidade legalmente responsável pelo aikido em todo o mundo e sediada em Tóquio. Muitos dojos afiliados adotam esse nome como identificação
Atemi: Golpe com a mão
Boken: Espada de madeira
Budo: Conjunto das artes marciais japonesas e suas filosofias
Daito Ryu Aiki Jujutsu: Estilo de combate dos samurais e base das técnicas do aikido
Dan: Graduação para praticantes faixas-pretas
Dojo: Local destinado e ambientado à prática do aikido
*Domo arigato gozaimashita: Expressão em japonês que significa muito obrigado e tradicionalmente utilizada durante o treinamento. A forma abreviada descarta o termo "domo". Falamos no término da aula e ao terminar de treinar uma técnica com o parceiro
Doshu: "Detentor do caminho". Líder de uma escola ou grupo
Gyaku Hammi: Postura dos praticantes em guarda contrária
Hakama: Espécie de calça com pernas largas nas cores preta e azul-marinho. Geralmente, o uso desta vestimenta é restrito a faixas-pretas ou mulheres a partir de determinada graduação
Hombu Dojo: Dojo central do aikido no mundo e sede da Fundação Aikikai em Tóquio
Jiu Waza: Aplicação livre de técnicas
Jo: Bastão de madeira com cerca de 1,20 m
Kamae: Posição de guarda dos praticantes para iniciar a aplicação das técnicas
Kata: Sequência de movimentos que compõem as técnicas de aikido
Koshukai: Treino geral
Kyu: Cada uma das graduações do aikido até faixa-preta - 5° Kyu até 1° Kyu
O-Sensei: Grande professor, forma usual de referência a Morihei Ueshiba- fundador do Aikido
Omote: Movimentação pela frente do oponente
*Onegai Shimazu: Expressão em japonês que significa por favor e tradicionalmente utilizada durante o treinamento. Falamos ao iniciar o treino geral e ao iniciar o treino com o parceiro
Seiza: Posição de espera na qual as pessoas sentam-se no solo, apoiadas sobre as pernas e tornozelos
Sensei: Professor; detentor de conhecimento
Shidoin: Instrutor
Shihan: Mestre
Tai Sabaki: Movimentação do corpo
Tambo: Bastão de madeira curto (50 cm - máx.)
Tanto: Faca de madeira
Tati Waza: Técnicas aplicadas em pé
Uchideshi: Aluno interno que treina e presta serviços ao seu mestre e ao dojo
Ukemi: Rolamento. Técnica para defender o corpo de lesões ao receber as técnicas do aikido
Ura: Movimentação por trás do oponente
Waza: Técnicas
Yudanshakai: Treino de faixas-pretas
A postura (kamae) é o primeiro aspecto a ser observado na execução das técnicas de aikido - katas. O modo de defesa depende exatamente de como as pessoas se posicionam e movimentam.
O aikido gira em torno de princípios básicos que se multiplicam na forma e intensidade. Para cada iniciativa de ataque há uma variedade de possibilidades de reação. O objetivo das técnicas sempre é a integração do movimento de defesa à energia agressora, até que ela seja dominada, desviada ou extinta.
Movimento constante
O grau de eficiência do aikido depende muito da compreensão de que o quadril - região que concentra o ponto de equilíbrio do corpo - comanda todos os movimentos. O objetivo é buscar posicionamento e distância que permitam a soma de energias, já a partir das esquivas. A movimentação inicial determina se o desenvolvimento do kata será pela frente (forma positiva - omote) ou por trás (forma negativa - ura) do oponente.
Existem movimentos específicos de defesa para os katas, chamados de ukemis ou simplesmente rolamentos. As formas variam muito, mas o objetivo sempre é aliviar o impacto das torções e projeções e ao mesmo tempo proteger o corpo.
Esquivas
Ten Kan: Giro de 180º a partir das costas sobre a base (perna da frente)
Irimi Ten Kan ou Tenkan Ho: Um passo à frente + um ten kan
Ten Kai Ashi: Com base atrás, avanço diagonal da perna da frente e, simultaneamente, giro de 180º de tronco e troca de base (transferência de peso de uma perna para outra)
Ten Chi: Troca de base com passo lateral a partir de perna de trás - sem avanço ou recuo de posição. Mão correspondente à perna que inicia a movimentação faz defesa espalmada por dentro, na altura do joelho
Os katas (sequências de movimentos de uma técnica de aikido) desenvolvem-se em torno de algumas torções básicas em pontos sensíveis e articulações do corpo:
Imobilizações
Ikkyo - 1° princípio do aikido: Agarramento do braço
Nikyo -2° princípio do aikido: Torção do punho
Sankyo -3° princípio do aikido: Torção do punho
Yonkyo - 4° princípio do aikido: Pressão no ponto sensível do antebraço
Gokyo - 5° princípio do aikido: Agarramento e pressão do punho
VARIEDADE
Geralmente, os praticantes de aikido, tanto atacante e defensor (uke e nage), treinam em pé, posição chamada de tachi waza. As outras variaçoes são hanmi handashi waza (nage em pé e uke sentado sobre os pés) e swari waza (ambos abaixados).
Para as situações de ataque ou agarramento há possibilidade de uso de um ou mais dos princípios básicos ou das projeções. A escolha depende do posicionamento, distância e da intensidade do movimento agressor.
Deve-se levar em conta que as pessoas podem demonstrar maior habilidade ou destreza para a execução de determinadas técnicas. Isso não significa que algumas sejam mais ou menos eficientes.
ATAQUES - GOLPES DIRETOS
Shomen Uchi: Frontal acima da cabeça
Yokomen Uchi: Lateral no lado da cabeça
Chudan Tsuki: Na região do abdômen
Jodan Tsuki: No rosto
ATAQUES - AGARRAMENTOS
Gyaku Hammi Katate Tori: Punho em posição contrária
Ai Hammi Katate Tori: Punho em posição simétrica
Kata Tori: Ombro
Mune Dori: Peito (gola)
Hiji Dori: Cotovelo
Sode Tori: Braço/Manga do dogi (acima do cotovelo)
Ryo Kata Tori: Dois ombros
Ryote Kubi Tori: Dois punhos
Ushiro Ryote Kubi Tori: Dois punhos por trás
Ushiro Ryo Kata Tori: Dois ombros por trás
Ushiro Kubi Shime: Punho por trás com estrangulamento
Morote Tori: Segurar o braço com as duas mãos
DEFESA - PROJEÇÕES
Irimi Nage: Entrada simultânea
Juji Nage: Braços entrelaçados
Kaiten Nage: em círculo, impulssionando o braço
Kokyu Nage: com "aspiração"
Koshi Nage: com quadril
Kote Gaeshi: torção espiral do punho
Shiho Nage: pressão no cotovelo e torção do punho
Sumi Otoshi: pressão por dentro do braço em diagonal
Tenchi Nage alongamento em oposição (céu e terra)